Produção de alimentos e sustentabilidade
Escrito por José Manuel Salsa   

Esta página reporta à unidade Produção de alimentos e sustentabilidade do programa de Biologia (12º ano). Tem por objectivo organizar e partilhar alguns recursos passíveis de utilização nos processos de ensinar e de aprender em Ciências Naturais, nesta unidade.

IMAGENS DE DIAPOSITIVOS

Na célula ocorrem, em cada momento, inúmeras reacções químicas cujo conjunto constitui o metabolismo celular.
Dos equilíbrios gerados entre matéria e energia, ao nível das células, resulta a boa gestão dos recursos disponíveis e a sobrevivência dos organismos.
O Homem procura aplicar o conhecimento destes fenómenos biológicos à produção, melhoramento e conservação dos alimentos.

   

Diapositivos sobre a actividade enzimática. Energia de activação. Estrutura das enzimas. Mecanismos de acção enzimática. Especificidade. Modelos de chave-fechadura e de encaixe induzido. Cofactores. Inibição enzimática. Inibição irreversível e reversível. Factores condicionantes da actividade enzimática. Regulação da actividade enzimática nas vias matabólicas.

 

Diapositivos sobre processos fermentativos e produção de alimentos. Etapas da fermentação. Fermentações alcoólica, acética e láctica. Produção de pão, vinho, cerveja, vinagre, iogurte e queijo.

 

Diapositivos sobre processos de conservação de alimentos. Deterioração por microrganismos. Vantagens e objectivos da conservação. Factores e técnicas de conservação. Esterilização, pasteurização, refrigeração, congelação, irradiação, liofilização, fumagem, modificação de atmosferas, aditivos alimentares. Tipologia e condições de uso de aditivos. Biotecnologia no melhoramento e produção de alimentos.

 

Diapositivos a exploração da Biosfera para a satisfação da procura de alimentos. Agricultura tradicional e agricultura intensiva. Monoculturas. Reprodução selectiva. Propagação vegetativa. Cultura de tecidos e micropropagação vegetal. Cultura de protoplastos. Criação e clonagem de animais. Organismos transgénicos.

 

Diapositivos sobre controlo de pragas. Equilíbrio dinâmico. Biocidas - caracterização e desvantagens. Controlo biológico. Esterilização de insectos. Uso de feromonas. Hormonas juvenis. Biopesticidas. Manipulação genética. Luta integrada.

Nota: Os diapositivos contêm imagens retiradas da Internet, não tendo sido possível apurar, nalguns casos, a sua classificação ao nível de direitos de autor. Apesar de terem utilização exclusivamente educativa e, portanto, uso não-comercial, solicita-se a quem se sentir lesado um contacto com o administrador do website. 

EFECTUE O SEU REGISTO PARA ACEDER A DOWNLOAD DE DOCUMENTOS

 

CienTIC antigo

Ligação ao website antigo do CienTIC.

Pesquisa

Estão em linha

Temos 14 visitantes em linha
CienTIC