Sistemática dos seres vivos

Esta página reporta à unidade Sistemática dos seres vivos do programa de Biologia e Geologia (ano II). Tem por objectivo organizar e partilhar alguns recursos passíveis de utilização nos processos de ensinar e de aprender em Ciências Naturais, nesta unidade.

IMAGENS DE DIAPOSITIVOS

Conhecem-se, estando devidamente catalogadas, cerca de dois milhões de espécies. Tal número fica, ainda, muito aquém das estimativas mais modestas para o número de espécies existentes.
A classificação dos seres vivos, com a sua inserção em grupos taxonómicos segundo critérios estabelecidos, é fundamental para o seu estudo e conhecimento. Ao longo dos tempos foram surgindo diferentes propostas de organização taxonómica dos organismos, a fim de tornar mais acessível o estudo da enorme diversidade do mundo vivo. A evolução destes sistemas estará sempre dependente do aparecimento de novos dados científico-tecnológicos que exijam a sua revisão.

   

Diapositivos sobre sistemas de classificação - Taxonomia e Sistemática. Classificações práticas e racionais, horizontais e verticais, naturais e artificiais. Categorias taxonómicas. Nomenclatura. Evolução dos sistemas de classificação. Classificação de Whittaker.

Nota: Os diapositivos contêm imagens retiradas da Internet, não tendo sido possível apurar, nalguns casos, a sua classificação ao nível de direitos de autor. Apesar de terem utilização exclusivamente educativa e, portanto, uso não-comercial, solicita-se a quem se sentir lesado um contacto com o administrador do website. 

EFECTUE O SEU REGISTO PARA ACEDER A DOWNLOAD DE DOCUMENTOS

 

CienTIC antigo

Ligação ao website antigo do CienTIC.

Pesquisa

Estão em linha

Temos 28 visitantes em linha
CienTIC