Reprodução

Esta página reporta à unidade Reprodução do programa de Biologia e Geologia (ano II). Tem por objectivo organizar e partilhar alguns recursos passíveis de utilização nos processos de ensinar e de aprender em Ciências Naturais, nesta unidade.

IMAGENS DE DIAPOSITIVOS

Nas múltiplas espécies que povoam a Terra, a duração de vida dos indivíduos é muito diversa, variando desde alguns minutos, como em certos microrganismos, até vários séculos, como em algumas espécies arbóreas. No entanto, apesar do tempo de vida dos seres vivos ser limitado, tal não significa o desaparecimento de uma espécie. A continuidade de vida é assegurada pela reprodução. A reprodução assexuada não contribui para a variabilidade genética das populações, porém assegura o seu rápido crescimento e a colonização de ambientes favoráveis. A reprodução sexuada assegura a variabilidade genética dos indivíduos de uma espécie. Para tal contribuem tanto os processos inerentes à formação de gâmetas como os que caracterizam a fecundação. Os diferentes tipos de ciclos de vida dos organismos traduzem a diversidade de estratégias encontradas para assegurar a reprodução, fazendo face aos desafios que o meio lhes impõe.

   

Diapositivos sobre a reprodução nos seres vivos. Reprodução assexuada - conceito e estratégias. Clonagem. Reprodução sexuada - conceito e estratégias. Meiose. Mutações. Variabilidade genética.

 

Diapositivos sobre os tipos de ciclos de vida. Características dos ciclos de vida da Espirogira, do Polipódio e do Homem.

Nota: Os diapositivos contêm imagens retiradas da Internet, não tendo sido possível apurar, nalguns casos, a sua classificação ao nível de direitos de autor. Apesar de terem utilização exclusivamente educativa e, portanto, uso não-comercial, solicita-se a quem se sentir lesado um contacto com o administrador do website. 

EFECTUE O SEU REGISTO PARA ACEDER A DOWNLOAD DE DOCUMENTOS

 

CienTIC antigo

Ligação ao website antigo do CienTIC.

Pesquisa

Estão em linha

Temos 8 visitantes em linha
CienTIC