Uma imagem ...

aleat_02.jpg

A sua opinião

O ensino experimental das Ciências na Escola Pública...
 

A sua opinião

A utilização educativa das TIC pelos alunos, na Escola Pública...
 

Temas

Feto

TEMAS

Os conteúdos do CienTIC
estão organizados por áreas
temáticas da Biologia
e da Geologia...

Disciplinas

DISCIPLINAS

Estão organizados
por disciplinas,
de acordo com
os currículos oficiais.

Actividades

ACTIVIDADES

Alguns conteúdos
encontram-se
organizados
em actividades.

 

Terra, Planeta em Mudança



Imagens de exercícios, da aplicação para QI "TERRA, PLANETA EM MUDANÇA" 
Continuar...
 
Rochas, arquivos da Terra



Imagens de exercícios, da aplicação para QI "ROCHAS, ARQUIVOS DA TERRA" 
Continuar...
 
Sensores no Ensino Experimental das Ciências

Numa iniciativa recente, a DGIDC, através da Equipa Recursos e Tecnologias Educativas, e o Centro de Competência Entre Mar e Serra criaram um novo espaço de partilha de recursos sobre a utilização de Sensores no Ensino Experimental das Ciências.

Este espaço, que consta de uma disciplina na plataforma Moodle da ERTE/PTE dá conta dos diferentes sistemas de aquisição de dados e pretende "criar um pólo aglutinador de informação, recursos, tutoriais e resolução de problemas na utilização de Sensores no Ensino Experimental das Ciências para as várias opções que a economia do conhecimento oferece às escolas."

Pretende, ainda, "conhecer o estado da arte da utilização dos Sensores no Ensino Experimental das Ciências e os equipamentos que já fazem parte dos inventários escolares..."

Visite, e faça parte desta nova comunidade, em:
http://moodle.crie.min-edu.pt/course/view.php?id=479.

 
Medida do Tempo, Idade da Terra



Imagens de exercícios, extraídas da aplicação para QI "MEDIDA DO TEMPO, IDADE DA TERRA" 
Continuar...
 
Subsistemas Terrestres



Imagens de exercícios, extraídas da aplicação para QI "SUBSISTEMAS TERRESTRES" 
Continuar...
 
E-Portefólios em Ciências

Não é novidade para ninguém o facto da Internet constituir uma fonte quase inesgotável de informação à distância de um clique. E adivinha-se o potencial educativo de tal recurso embora haja, ainda, um longo caminho a percorrer até ao correcto enquadramento da utilização da Internet em meio escolar.

Como é mais ou menos consensual, o paradigma do internauta navegador e consumidor de informação está ultrapassado. O mesmo raciocínio é aplicável aos alunos que utilizam, ou tentam utilizar, a Internet como suporte das aprendizagens. Defendo que, actualmente, as competências necessárias para publicar na Internet devem fazer parte da formação pessoal do aluno e é com base neste princípio que tenho tentado, nos últimos anos, que cada um dos meus alunos adquira essas mesmas competências num contexto de aprendizagem, no âmbito das disciplinas que lecciono.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Seguinte > Final >>

Página 4 de 4

Vamos ao laboratório...

A actividade laboratorial realizada no Laboratório Aberto permite aos alunos experimentar duas técnicas: amplificação do DNA por PCR (reacção de polimerização em cadeia) e a técnica de corrida de electroforese.

Actividades laboratoriais

As actividades laboratoriais variam na sua tipologia em função dos seus objectivos e apresentam diferentes potencialidades educativas...

CienTIC