O CienTIC encontra-se em remodelação. Brevemente surgirá com novo visual...
 

 
 


Novo

 

TEMA Obtenção de matéria
Os seres vivos dependem da luz solar, directa ou indirectamente. Plantas, algas e algumas bactérias são seres autotróficos, maioritaria-mente fotossintéticos. Um fluxo constante de materiais passa dos seres autotróficos, produtores, para os seres heterotróficos, consumidores, que aproveitam a matéria armazenada nos organismos de que se alimentam. Todos os animais, fungos, grande parte dos protistas e das bactérias são seres heterotróficos.
 

   

TEMA Processos e materiais geoló-gicos
A Terra caracteriza-se não apenas pelos materiais que a constituem mas também por variadíssimos processos que nela se desenvolvem em consequência do seu dinamismo interno e externo. Devido à acção destes processos os materiais terrestres não são estáveis nem estáticos, pelo contrário, estão em permanente alteração e mobilismo.

 
 


 

 

TEMA Biomoléculas
A estrutura e a função celulares não são a última manifestação da unidade da Vida. Tal evidencia-se, igualmente, ao nível molecular.
Compreender a base bioquímica dos diversos organismos é essencial à compreensão da Vida, da sua origem e da sua evolução. Todos os organismos, dos micróbios aos seres humanos, são formados, essencialmente, pelos mesmos elementos químicos.
 

   

TEMA Recursos geológicos
Todos os materiais que usámos no quotidiano e que são a fonte de bem-estar e de qualidade de vida nas sociedades desenvolvidas provêm da Terra. Com o avanço tecnológico o Homem tornou-se cada vez mais dependente dos recursos geológicos. A exploração destes deve ser enquadrada num modelo global de desenvolvimento sustentável.

 
 


 

 

TEMA Célula
O aparecimento das células eucarióticas foi fundamental na diversificação de formas vivas cada vez mais complexas e especializadas. Há uma grande diversidade de células eucarióticas mas todas apresentam a mesma estrutura básica. Encontram-se organizadas em compartimentos por um sistema de membranas internas onde pode ocorrer, em simultâneo, um grande número de processos metabólicos específicos.
 

   

TEMA Ocupação antrópica
Os fenómenos geológicos ocorrem na Terra desde a sua formação. Mesmo os acontecimentos mais destrutivos, como os sismos e as erupções vulcânicas fazem parte do normal funcionamento do nosso planeta. Com o crescimento da população humana, grandes áreas da superfície terrestre foram ocupadas. A ocupação desordenada agrava os riscos naturais e impõe a necessidade de um ordenamento eficaz do território.
 

 
 


 

 

TEMA Ecossistemas
Conhecer a estrutura e funcionamento dos ecossistemas afigura-se fundamental não apenas para a compreensão dos fluxos de matéria e de energia na Natureza mas, também, para a formação de uma consciência ecológica sobre os riscos e desequilíbrios associados à intervenção humana na Biosfera.

   

TEMA Solo
Cerca de 25% da superfície terrestre, a maior parte da qual no hemisfério norte, está acima do nível médio dos oceanos, sendo coberta por uma camada de solo de profundidade variável.
Com o seu ciclo interminável de crescimento e morte, a vida na Terra não seria possível sem este manto de solo capaz de converter a matéria orgânica em matéria mineral. O solo é o sustento e o suporte das plantas.

 
 
 


TEMA
Informação genética
A descoberta da estrutura e funções da célula acabou por levar à confrontação com o DNA, molécula central da vida. Resolver o problema da química e estrutura do DNA, descobrir como ele se replica e coordena a actividade celular trouxe ao nosso conhecimento um novo elo entre todos os seres vivos. O DNA, suporte da informação genética, recorre em todos os seres vivos a um só "idioma".

 
 
 



Actividades online sobre temas simples de Biologia e de Geologia, para resolver por alunos, com a ajuda da Internet... Participe!

 
 
 


TEMA
Hereditariedade
Há muito que o Homem se interroga sobre a forma como as características hereditárias são transmitidas de geração em geração. Os primeiros estudos rigorosos terão sido levados a cabo por Gregor Mendel, um monge austríaco que se antecipou ao nascimento da Genética e à Teoria Cromossómica da Hereditariedade.
 

     


 

 
 
 


TEMA
Reprodução
Nas múltiplas espécies que povoam a Terra, a duração de vida dos indivíduos é muito diversa, variando desde alguns minutos, como em certos microrganismos, até vários séculos, como em algumas espécies arbóreas.
No entanto, apesar do tempo de vida dos seres vivos ser limitado, tal não significa o desaparecimento de uma espécie. A continuidade de vida é assegurada pela reprodução.

 
 
 

 

 
 
 


TEMA
Reprodução Humana
A reprodução humana fascinou, desde sempre, a Humanidade.
Os conhecimentos sobre este tema foram, durante muito tempo, escassos. Hoje, a ciência e a tecnologia já desvendaram muitos dos segredos de tão importante fenómeno ao ponto de terem sido racionalizados diversos métodos de manipulação da fertilidade.

 
 
 

 

 
 
 


TEMA Evolucionismo
A Terra ainda é povoada por uma grande diversidade de formas de vida. Surpreendemo-nos com a quantidade de espécies, com a sua beleza, com as múltiplas soluções que desenvolveram para explorar de forma eficaz o meio onde se encontram. Diferentes correntes de pensamento procuram, ainda, fazer valer os seus argumentos sobre a origem das formas vivas.

         
 
 


TEMA
Classificação
Conhecem-se, estando devidamente catalogadas, cerca de dois milhões de espécies. Tal número fica, ainda, muito aquém das estimativas mais modestas para o número de espécies existentes.
A classificação dos seres vivos, com a sua inserção em grupos taxonómicos segundo critérios estabelecidos, é fundamental para o seu estudo e conhecimento.

         
 
 


TEMA Procariontes
Os procariontes foram os primeiros organismos que surgiram na Terra. Constituídos por uma única célula muito simples, encontram-se, ainda hoje, extraordinariamente bem adaptados a todos os ambientes mesmo os mais inóspitos e agressivos para a Vida. Exploram todos os nichos ecológicos e todas as formas de nutrição - podem ser autotróficos ou heterotróficos. Muitos são saprófitos, simbiontes ou parasitas.

         
 
 


TEMA Protistas
De difícil classificação estes eucariontes apresentam particularidades que os distinguem de plantas e animais, fungos e bactérias.
Unicelulares, coloniais ou multicelulares são abundantes em todo o mundo, podendo andar à deriva nos seus ambientes líquidos, nadar activamente ou rastejar; alguns mantêm-se quase imóveis, enquanto outros vivem como parasitas.

         
 
 


TEMA Fungos
Os fungos formam um grupo de organismos muito diversificado e curioso, de crucial importância para a vida na Terra. Conhecem-se mais de 60 000 espécies, a maioria das quais são terrestres.
A origem dos fungos não está totalmente esclarecida. Provavelmente descendem de ancestrais protistas.
Eucariontes, podem ser unicelulares, como as leveduras, mas a maioria é multicelular.

         
 
 


TEMA Plantas
Se as plantas não existissem, na Terra viveriam provavelmente apenas bactérias primitivas e não existiria quase nada da Natureza que conhecemos, incluindo a própria espécie humana.
As plantas são as fábricas da matéria orgânica que sustenta a Vida e do oxigénio que renova a atmosfera. E ainda protegem o solo da erosão das águas e oferecem refúgio a inúmeros seres vivos. E o Homem utiliza-as desde sempre em quase tudo o que é capaz de fazer....

         
 
 


TEMA
Homem, órgãos e sistemas
O Homem é um ser de grande complexidade anatómica e funcional, onde cada célula faz parte de um tecido, estrutura que integra um dado órgão que, por sua vez, interage com outros órgãos para formar um sistema. Os diferentes sistemas de órgãos do corpo humano funcionam em harmoniosa interdependência e do bom funcionamento de qualquer um deles depende a saúde e qualidade de vida de cada um de nós.

         
 
 


TEMA
Imunidade
Cada indivíduo é um ser único. Mas está rodeado de uma multiplicidade de agentes químicos e biológicos que podem violar a sua privacidade, sendo muitos deles agressivos.
O sistema imunitário protege o organismo dos animais dos agentes agressores através de defesas específicas e não específicas.

         
 
 


TEMA
Processos metabólicos e alimentos
Na célula ocorrem, em cada momento, inúmeras reacções químicas cujo conjunto constitui o metabolismo celular.
Dos equilíbrios gerados entre matéria e energia, ao nível das células, resulta a boa gestão dos recursos disponíveis e a sobrevivência dos organismos.
O Homem procura aplicar o conhecimento destes fenómenos biológicos à produção, melhoramento e conservação dos alimentos.

         
 



 

 


TEMA
Preservação e recuperação do ambiente
As actividades humanas têm contribuído para a contaminação da atmosfera, do solo e da água com efeitos gravosos para o equilíbrio dos ecossistemas e para saúde.
Reduzir os poluentes e desenvolver tecnologias de tratamento mais eficazes são importantes vectores da preservação e recuperação do meio ambiente.
 

     


Este sítio é apoiado
pelo Centro de Competência
da CERCIFAF

 

© CienTIC - José Salsa, 2001-2007 - optimizado para 1024 x 768 - actualizado: 18 de Setembro de 2007